Entenda como realizar a demissão de funcionários de forma adequada e sem problemas para sua empresa!

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A demissão de funcionários precisa ser feita da forma correta, para evitar desavenças, sendo assim, confira com0 ter assertividade

O capital humano é um aspecto vital para qualquer negócio, afinal, é a expertise e experiência de quem colabora com a sua empresa que faz com que tudo funcione de forma adequada. 

Por isso, sabemos que a contratação e demissão de funcionários são algo normal na rotina empresarial, embora seja imprescindível garantir que a rotatividade de funcionários seja baixa.

Neste cenário, a demissão de funcionários é sempre um assunto que exige cuidado, tanto diretamente com o colaborador quanto com o cumprimento das leis trabalhistas… 

Sendo assim, preparamos este artigo justamente para te mostrar como realizar esse processo da melhor forma. 

Demissão de funcionários – O que considerar?

Como dissemos na introdução, esse é um processo que precisa ser realizado de forma cuidadosa para evitar problemas em questão de relacionamento e também processos trabalhistas. 

Por isso, é preciso considerar esses dois aspectos no processo de demissão de funcionários, para que seja algo tranquilo e não uma grande dor de cabeça para ambas as partes envolvidas. 

Dessa forma, vamos falar sobre esses dois aspectos, individualmente. 

Relacionamento com o colaborador 

O ideal é que o desligamento de um colaborador possa ser o mais tranquilo possível, sem desavenças e afins.

Para isso, alguns pontos são muito importantes, como:

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  • Dar um feedback sobre o trabalho realizado;
  • Comunicar de forma clara e cordial; 
  • Se mostrar solícito para esclarecer dúvidas; 
  • Ser claro sobre os motivos que levaram à decisão. 

Com isso, é transmitida uma consideração, mesmo em um momento que nunca é agradável, e, assim, não se cria ressentimento entre as partes, o que poderia até prejudicar a imagem da sua empresa perante outras pessoas. 

Aspectos trabalhistas 

Especialmente se o funcionário for CLT, o cuidado com os aspectos trabalhistas precisa ser minucioso, considerando as diferenças entre a demissão por justa causa e a demissão sem justa causa. 

Assim, é preciso realizar o pagamento de todos os direitos do colaborador, como:

  • FGTS
  • Férias, se estiverem vencidas; 
  • Seguro desemprego; 
  • O que foi trabalhado no mês anterior à demissão; entre outros. 

Caso o funcionário não seja CLT, é essencial cumprir o que foi previsto no contrato de trabalho para situações como essa. 

Assim, é crucial que seu departamento pessoal preze pelo cumprimento rápido de tudo, dê baixa na carteira ou cumpra com as cláusulas contratuais e, assim, processos trabalhistas permaneçam distantes da sua empresa.

Não tenha problemas com a demissão de funcionários!

Sabemos que prezar por todos esses detalhes é algo que comumente demanda tempo e atenção com diversos detalhes… 

Mas, você pode ter o suporte de especialistas para isso! E nós, da Contabilitá, podemos oferecer esse suporte para você.

Nossos profissionais estão preparados para ser seus aliados e garantir que as obrigações do seu departamento pessoal, durante a demissão de funcionários, sejam sempre cumpridas de forma adequada, evitando, assim, diversos problemas. 

Portanto, não hesite em contar conosco! Estamos preparados para te ajudar. 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

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